por Janaina Pereira
Depois de passar pelo Rio de Janeiro no último final de semana, a mostra Olho – video art cinema chega nesta terça (18) a São Paulo. Até a quinta, dia 20, o público poderá conferir no Espaço Itaú de Cinema trabalhos de alguns dos principais artistas da vídeo arte mundial.
A mostra, que apresenta 31 títulos, abrange o período de produção dos autores entre os anos de 2000 e 2014, tem curadoria de Alessandra Bergamaschi(graduada em Comunicação pela Universitá di Bolonha, pós graduada em Escritura Criativa pela Accademia di Comunicazione, Milão) e Vanina Saracino (MFA em Estética e Teoria da Arte Contemporânea na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), curadora do canal de arte IkonoTV (Berlim, Alemanha), criadoras, em 2013, do coletivo cultural Olho, projeto que pretende tornar-se uma plataforma criativa e crítica para os profissionais da vídeo arte.
Olho – video art cinema busca apresentar ao público uma mostra internacional que explora as possibilidades oferecidas pelo cinema como espaço de recepção para a videoarte.Esta é a primeira vez que a exposição é apresentada no Brasil.
A proposta inclui a palestra gratuita “Convergência do cinema e video arte”, ministrada por Juliano Gomes, com participação de Dellani Lima e Fernando Velazquez, que acontece hoje (17), às 17h, no Espaço Itaú de Cinema.
Mostra “Olho – vídeo art cinema”
São Paulo | 18, 19 e 20 de agosto 2015
Espaço Itaú de Cinema
Rua Augusta, 1475
Horários: os títulos são organizados em três sequências, apresentadas nas seguintes sessões: 18:00 – 20:00, 20:00 – 22:00, 22:00 – 24:00. Cada sequência será apresentada três vezes.
Palestra “Convergência do cinema e video arte”
São Paulo | 17 de agosto 2015
Palestrantes: Juliano Gomes com participação de Dellani Lima e Fernando Velazquez
Local: Espaço Itaú de Cinema
Horário: 17h
Endereço: Rua Augusta, 1475
Juliano Gomes é crítico de cinema, diretor e professor. Formado em Cinema, Jornalismo e Publicidade pela PUC- Rio. Doutorando em Tecnologias da Comunicação e Estética pela ECO-UFRJ, onde pesquisou sobre os filmes-diario do artista Jonas Mekas. É redator da Revista Cinética e lecionou na UFRJ-ECO e na Pós graduação em Audiovisual da UNOCHAPECò.
Após a mostra será publicado um catálogo.
Torcendo pra essa mostra chegar a BH ♥
CurtirCurtir