Jackie, de Pablo Larraín, começa em Veneza caminhada rumo ao Oscar

image

 

 

Por Janaina Pereira, de Veneza

Ela foi uma das mulheres mais influentes do século 20. Ícone da moda,  mãe exemplar e esposa de um dos homens mais importantes do mundo, Jacqueline Kennedy talvez não tenha tido, ao longo dos anos, a relevância que lhe é de direito. Coube ao cineasta chileno Pablo Larraín, em seu primeiro filme americano, retratar a mulher por trás da lenda. Em Jackie, exibido nesta quarta, 7, no Festival de Veneza, a ex-primeira dama é apresentada como a mulher forte que ela realmente sempre mostrou ser.

Já na primeira cena sabemos que Natalie Portman realmente se entregou ao papel. A fala, os gestos, o olhar, tudo é característico de Jackie Kennedy. O longa mostra os dias da então primeira dama após a morte do marido, a partir de uma entrevista em que ela ajudou a construir a imagem de Kennedy.

Larraín mostra uma Jackie doce, mas decidida, preocupada com o futuro dos filhos e com sua própria vida depois da morte do marido. Acima de tudo, Jacqueline é vista como a mulher que transformou John Kennedy no político imortal, como Abraham Lincoln, outro presidente americano assissinado, e que também virou lenda.

Entrando na última hora na competição do Festival de Veneza, a Jackie de Pablo Larraín coloca o chileno a caminho do Oscar – ele já foi indicado com No, na categoria filme estrangeiro. E, ainda que não vença, a indicação de Natalie Portman é certa. Sua figura frágil encaixou com perfeição na imagem inesquecível de Jacqueline Kennedy.

O filme foi bem recebido pela crítica, mas a trama americana de mais – impulsionada por uma trilha sonora que tenta fazer o drama ainda mais épico – talvez não convença o júri de um festival tão europeu. A função de Jackie aqui é se lançar para o Oscar, algo que conseguiu com louvor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s