Personagens femininas se destacam no Festival de Veneza

dakota-2

 

por Janaina Pereira, de Veneza

E finalmente o festival de cinema mais antigo do mundo deu voz e vez aos personagens femininos. Mesmo com apenas uma mulher concorrendo na Mostra Competitiva – a cinesta Ana Lily Amirpour, de The Bad Batch – na frente das cameras sao as mulheres quem comandam os filmes.

Em um ano de grandes interpretaçoes e atrizes mostrando toda a sua força, The Woman Who Left, de Lav Diaz, exibido na noite desta quinta, 8, veio comprovar isso, colocando sua atriz principal, Chaco Santos, como um forte obstaculo para nomes badalados como Amy Adams e Natalie Portman à Coppa Volpi de interpretaçao feminina. Judith Chemla, de Une Vie; Dakota Fanning, de Brimstone; Emma Stone, de La La Land; e Paula Beer, de Frantz.

Nao podemos esquecer tambem de Suki Waterhouse (foto abaixo), brilhante em The Bad Batch. Mas, talvez por ser modelo que acaba de virar atriz, ela tenha mais chances com o premio Marcello Mastroiani, entregue aos jovens atores.

suki

O ator Christian Clauss, um raro protagonista masculino na seleçao deste ano, tem chances à Coppa Volpi de interpretaçao masculina por seu papel em Paradise, assim como Guy Pearce (Brimstone), Jason Momoa, Jim Carey e Keanu Reeves (as surpresas de The Bad Batch) e Oscar Martinez (O Cidadao Ilustre) – esse ultimo considerado o favorito. Curiosamente, o casal mais badalado de Hollywood – e do Lido – Michael Fassbender e Alicia Vikander nao aparecem nas apostas aos premios, talvez porque o filme deles, The Light Between Oceans seja uma das maiores bombas do Festival.

 

Une Vie, de Stephane Brize; Frantz, de François Ozon e Jackie, de Pablo Larrain estao entre os filmes mais cotados para premios, segundo os jornalistas que acompanham o Festival de Veneza. Ao lado destas produçoes, os favoritos do publico La La Land, de Damen Chazelle; Nocturnal Animals, de Tom Ford;  e O Cidadao Ilustre, de Mariano Cohn e Gaston Duprat.

Neste sabado, 10, o cineasta britanico Sam Mendes, presidente do juri da Mostra Competitiva, anuncia os vencedores da 73 ediçao do Festival de Veneza, a partir das 19h, horario local (14h de Brasilia). E entao saberemos qual das brilhantes atrizes que passaram pelo Lido levara o seu premio para casa.

Fotos: Janaina Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s