Na reta final de Veneza, filipino é favorito ao Leão de Ouro

image.jpg

Por Janaina Pereira, de Veneza

 

Uma mulher passa 30 anos presa, condenada injustamente por um crime. Quando o verdadeiro assassinado se revela, ela é libertada, e tenta reconstruir sua vida. Com essa trama, fotografia em preto e branco, uma atuaçao maravilhosa da atriz Chaco Santos e aprovaçao da critica, The Woman Who Left, do filipino Lav Diaz, se tornou o maior favorito ao Leao de Ouro da 73 ediçao do Festival de Veneza.

O cineasta, que fez uma produçao de 226 minutos, conseguiu ser uma rara unanimidade em um festival recheado de bons filmes, mais sem um grande que deixasse todo mundo boquiaberto. Se nao levar o premio de melhor filme, Diaz tem chances como melhor diretor, e sua protagonista Chaco Santos pode vencer como atriz – a categoria mais disputada do evento deste ano.

Quem tambem aparece bem cotado em Veneza è o cineasta russo Andrei Konchalovsky, com seu Paradise, mais um drama de guerra a ser apresentado esse ano na Mostra. O longa, também filmado em preto e branco, é um dos preferidos da critica.

O veterano Emir Kusturica, que nesta sexta, 9, apresentou o seu On the Milky Road, onde atua magistralmente, é outro que entrou na corrida pelo Leão de Ouro, mas tem mais chances para a Coppa Volpi de ator – que ate ontem estava nas maos do argentino Oscar Martinez.  O longa de Kusturica tem ainda a diva italiana Monica Bellucci, mais uma atriz de olho na Coppa Volpi.

Curiosamente, os piores filmes do Festival foram unânimes para publico e critica: o mexicano A Regiao Selvagem e o americano The Bad Bitch estao sendo massacrados pela imprensa e pelos espectadores que vieram ao Lido conferir as sessoes do evento.

Neste sabado, 10, o juri presidido pelo cineasta britanico Sam Mendes anuncia os vencedores da 73 ediçao do Festival de Veneza, a partir das 19h, horario local (14h de Brasilia). Em seguida, os convidados assistem Sete Homens e Um Destino, de Antoine Fuqua, filme de encerramento do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s