Cinco filmes para ver depois da vitória de Donald Trump

Por Janaina Pereira

 

Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos. Para um país que já elegeu um ator (Ronald Reagan), ter um apresentador de reality show no comando não parece ser uma surpresa. Selecionei cinco filmes que dizem muito sobre o ‘jeito americano de ser e de ver o mundo’. Assistam e escolham qual deles é uma visão exata do atual momento do mundo.

 

1 – O Show de Truman, de Peter Weir (1998)

truman

O diretor de Sociedade dos Poetas Mortos e o roteirista de Gattaca (Andrew Niccoll) brilham ao narrar a história de um homem criado dentro de um programa de TV. Em atuação primorosa, Jim Carrey vive Truman, o cara que tem sua vida transmitida 24 horas. O astro do reality show, no entanto, não tem a menor ideia de que seu dia a dia é um programa de televisão, e que ele é um fenômeno de audiência. Antes dos realities se tornarem um fenômeno no Brasil, o filme já mostrava o que teríamos pela frente.

Sobre a ascensão dos realities shows e a mídia .

Veja algumas cenas aqui.

2 – The Bad Batch, de Ana Lilly Amarpour (2016)

bad-batch

Antes mesmo de Donald Trump afirmar que vai construir um muro na fronteira Americana com o México, a diretora (nascida na Inglaterra, criada nos EUA e com família iraniana) já tinha colocado o dedo na ferida. Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza deste ano – e odiado pela maioria da imprensa – o longa mostra uma jovem que é largada à própria sorte em um lugar obscuro na fronteira EUA – México, uma espécie de prisão a céu aberto. Lá, um grupo vive de canibalismo enquanto outro está entregue aos cuidados de um homem de fala mansa e discurso entorpecente (no sentido literal da palavra). Todos têm algo em comum: são pessoas que fogem do padrão americano e por isso são condenadas a viver nesse mundo sem leis. Detalhe: o personagem principal, vivido por Jason Momoa, é cubano.

Sobre imigração, religião, canibalismo, violência e drogas.

Inédito nos cinemas brasileiros.

Veja algumas cenas aqui.

3 – De Volta para o Futuro, de Robet Zemeckis (1985)

de-volta-para-o-futuro-foto-05

Uma das melhores piadas do cinema é quando Marty McFly (Michael J. Fox) encontra Doc Brown (Christopher Lloyd) em 1955. Como Dr. Doc não tem ideia de quem ele é, quer saber mais sobre o futuro, especialmente quem é o presidente dos EUA em 1985. Ao ouvir o nome de Ronald Reagan, o Doutor fica chocado. Em uma remake, como será a reação de um Doc Brown que descobre que o apresentador de um reality show virou presidente? Um dos maiores clássicos da década de 1980, produzido por Steven Spileberg, que rendeu duas continuações.

Sobre viagem no tempo, presente, passado, futuro.

Veja a cena aqui.

4 – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Christopher Nolan (2012)

trump-tower

Donald Trump é um bilionário que nunca escondeu seu gosto pelo luxo e a riqueza. Seu principal endereço, a Trump Tower de Manhattan, no coração de Nova York, é um dos cenários para a empresa do milionário Bruce Wayne (Christian Bale) no último filme da trilogia de Nolan. Se Trump não tem nada de Batman, pelo jeito o lado mais rico de Bruce Wayne tem algo a ver com o ex-apresentador de O Aprendiz.

Sobre heróis e vilões, violência urbana.

Veja algumas cenas aqui.

5 – Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, de Chris Columbus (1992)

trump

Para quem acha que Donald Trump é só apresentador de TV, o bilionário e agora presidente dos Estados Unidos também já apareceu em filmes e séries. Sim, Trump tentou ser ator, e tem até uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (que foi quebrada recentemente por um eleitor revoltado de Hillay Clinton). A participação mais famosa de Trump como ator é no segundo filme da franquia estrelada por Macaulay Culkin.

Sobre crianças e famílias.

Veja a cena aqui.

Bônus: Há 16 anos, direto do túnel do tempo! Os Simpsons.

os-simpsons

No episódio Bart to The Future, exibido em março de 2000, a personagem Lisa Simpson é eleita presidente dos EUA, após o mandato de Donald Trump. Na história ela reclama do orçamento apertado, graças a grande dívida deixada por seu antecessor. E ainda reclama que o país estava quebrado. Pois é. Veja a cena aqui.

Sobre um futuro que acontece no presente.

Anúncios

Um comentário sobre “Cinco filmes para ver depois da vitória de Donald Trump

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s