Por Janaina Pereira
Ainda que muita gente tenha dúvidas sobre sua origem, o quindim que chegou a nós, brasileiros, é uma adaptação da receita portuguesa – que, originalmente, leva amêndoas. Um dos doces mais queridos por aqui, ele ainda não sofreu com a ‘gourmetização’ já imposta ao seu rival brigadeiro. Espero, de verdade, que deixem o quindim em paz, e que sua única versão seja o grandioso quindão.
É fácil reconhecer um bom quindim: ele precisa ter uma textura úmida, e o amarelo tem que ser bem forte. No paladar, deve ter firmeza, com sabor de coco. O açúcar não pode ser evidente, assim como o cheiro do ovo precisa ser evitado (para isso basta peneirar as gemas que serão usadas na massa).
Sabe quando você vê o quindim em amarelo opaco, sem brilho e com aspecto viscoso? Pode ter certeza que colocaram farinha de trigo ou maizena na massa. E isso é um erro. A receita permite no máximo um pouco de farinha, para dar liga, mas o correto é não usar. Quindim é basicamente ovo, açúcar e coco.
Como um dos meus doces preferidos – ocupa o segundo lugar no meu ranking, depois do pudim – eu fui à caça dos melhores quindins da cidade. Achei um maravilhoso fora de São Paulo, mas precisamente na minha cidade natal, o Rio de Janeiro, terra genuinamente portuguesa onde o quindim, ao lado da queijadinha, é rei (e ela é rainha). Confiram os meus cinco quindins preferidos e faça sua própria degustação.
1 – Dona Diva Doces (Mercado Municipal de São Paulo)
A cor, a textura e, claro, o sabor, fazem dele o meu quindim preferido. Daqueles que você come e sonha para o resto da vida. E a doceria ainda tem queijadinha, top 3 entre meus doces preferidos. Ou seja, ganhou com louvor a medalha de ouro.
2 – Pão de Queijo Haddock Lobo (Jardins, São Paulo)
A casa tem aquele que é considerado o melhor pão de queijo da cidade – e o quindim não fica atrás. Tostado na base, com boa textura, umidade e o tom de amarelo que, de longe, a gente já identifica como um quindim perfeito. Tem a versão pequena e a maior, o quindão, que vem com o clássico furo no meio (foto da capa), como o pudim. Muito bom!
3 – Café Floresta (Centro, São Paulo)
Outro que você olha e já sabe que é bom. Textura firme, açúcar na medida e aquela crocância do coco no final da mordida. Aprovado. Ah, e vale a dica: é para comer com o famoso (e saboroso) café da casa, localizada no emblemático Copan, no centrão de Sampa.
4 – Catarina Doces & Salgados (Rio de Janeiro)
O surpreendente quindim da casa tem todas as qualidades dos anteriores: boa textura, sabor predominantemente de coco e aquela dupla perfeita que combina o tom de amarelo + umidade. Acerta também no tamanho – não é pequeno nem alto demais.
5 – Casa do Pão de Queijo (Brasil)
Quindim gostoso, com textura e umidade no ponto. A rede de franquias pode ser encontrada em várias cidades brasileiras, e o quindim está sempre lá, vistoso em sua vitrine, para ser degustado com toda satisfação.
Foto da Capa: Divulgação Pão de Queijo Haddock Lobo
Fotos da matéria: Janaina Pereira