Trattoria Italia chega ao Eataly com proposta de homenagear regiões italianas

por Janaina Pereira

Na última quinta-feira, dia 23, estivemos no Eataly para a inauguração da Trattoria Italia, novo restaurante do empório gastronômico. A casa tem uma proposta ótima: a cada três meses o cardápio vai homenagear uma região da Itália. E começamos bem, com a Campania! A região, cuja capital é Nápoles, tem uma das mais ricas gastronomias do mundo, e como fica pertinho do Mediterrâneo, tem mariscos e peixes entre seus pratos mais famosos.

A noite para convidados, animada com música italiana e muita comida boa, permitiu que eu conhecesse um pouquinho do que estará no menu.  De entrada, Mozzarella in Carozza (Fatias de mozzarella de búfala com anchovas empanadas), Impepata di Cozze (Mexilhões cozidos no próprio caldo e vinho branco) e a Pizza Fritta (Clássica pizza frita napolitana com mozzarella e pomodoro).  Eu voto na mozzarella! Amei e recomendo.

Entre as opções de primeiro prato (é sempre bom lembrar que na Itália comemos primeiro e segundo prato), o Spaguetti alla Nerano (spaguetti com abobrinha e provolone) e o Gnocchi alla Sorrentina (gnocchi de batatas ao pomodoro gratinado com mozzarella de búfala, foto abaixo), prato super famoso da cidade litorânea de Sorrento. Escolho o gnocchi sim ou com certeza?

gnocchi

Já as sugestões de segundo prato tivemos a Braciola Napoletana (carne recheada de legumes, uva passa e guanciale cozidos em seu próprio molho), Polipetti Pomodoro e Peperoncino (Polvo e lula cozidos com legumes, tomate e peperoncino) e Coniglio all’ ischitana (coelho cozido em seu molho com vinho branco e manjericão). Escolha difícil, os três são muito bons!

Degustamos também um risoto com frutos do mar (foto) que foi meu prato preferido da noite. Amo risoto!

risoto

E as sobremesas? É da Campania que vem a Pastiera (torta de ricota com pinolis e frutas secas) e a sensacional Baba al Rum, ou Baba Napoletana (tradicional bolo napolitano embebido em calda de açúcar). Este é um dos meus doces preferidos, então, né, já viram tudo!

Ah, e e este mês o menu regional traz também um prato elaborado por um chef convidado. Para abrir a temporada da Campania, o chef Antonio Maiolica, do restaurante Forquilha, de São Paulo, apresenta o Linguine al Nero di seppia com mini polvo e farofa de foccacia.

Aproveitem e depois me contem o que acharam!

Trattoria Itália
Eataly – Av. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3279-3300

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s