por Janaina Pereira
Quando se fala em cinema italiano, Federico Fellini é o primeiro nome que vem a cabeça de todo mundo. Mas o cinema do País da Bota, em sua época de ouro, viveu dias de glória. Faz parte dessa história um cineasta que prezava pela introspecção, com histórias de amores impossíveis e um olhar apurado para as relações humanas. Michelangelo Antonioni, que faleceu em 2007, ganha uma mostra com seus principais filmes, em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e no Cinesesc, em São Paulo: é a Aventura Antonioni.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, do Leão de Ouro no Festival de Veneza e do Urso de Ouro no Festival de Berlim (e também de um Oscar Honorário), feito raro no mundo do cinema, Antonioni foi um dos mais premiados cineastas da sua geração. O público poderá conferir clássicos como Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966), um dos seus filmes mais famosos (venceu Cannes e foi indicado ao Oscar), que conta a história de um fotógrafo (David Hemmings – foto) que encontra algo suspeito nas fotos que fez de uma mulher (Vanessa Redgrave) em um parque.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo foi um dos longas que Antonioni filmou em inglês, e faz parte da trinca considerada como os trabalhos mais expressivos do diretor – ao lado de Zabriskie Point (1970), que tem trilha sonora com Pink Floyd e Roy Orbison, entre outros; e O Passageiro, Profissão: Repórter (1975), estrelado por Jack Nicholson e Maria Schneider (foto abaixo).
A fase áurea italiana também está na mostra. A trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961), vencedor do Festival de Berlim, e O Eclipse (1962), estrelados pela atriz e diva italiana Monica Vitti, sua companheira por cerca de dez anos, fazem parte da programação. Seu último trabalho, Eros (2004), assim como o longa que deu a ele o prêmio máximo em Veneza, Deserto Vermelho, são outros filmes que podem ser vistos pelo público que já conhece a obra de Antonioni, mas que ainda não teve oportunidade de vê-la na tela grande. E, quem sabe, por uma nova geração que pode descobrir que o cinema é bem mais que filme de super-herói.
Aventura Antonioni fica em cartaz no no Cinesesc até dia 17/05, veja a programação. Já no CCBB a mostra segue até dia 22/05, confira aqui os horários de exibição.