Por Janaina Pereira, de Veneza
Vai ser dificil algum filme superar a decepção causada na manha desta terça (5) no Festival de Veneza pelo filme Mother! . Uma das produções mais aguardadas do evento, o movo trabalho de Darren Aronofsky foi vaiado nas sessões de imprensa. Divulgado como um thriller de terror, o longa causou gargalhadas involuntárias durante sua exibição.
Mother! traz Jennifer Lawrence e Javier Bardem como um casal que mora em uma casa isolada. Ele, escritor, não consegue ter ideias para seu novo livro. Um dia, do nada, Ed Harris e Michelle Pfeiffer aparecem na porta deles, e são acolhidos pelo marido. A partir daí uma série de situações suspeitas acontecem.
Já nos primeiros minutos do filme percebemos que o diretor nao vai conseguir assustar ninguem. Cenas de suspense banal, que nao espantam nem crianças, permeiam pelas duas horas da produção. A estetica do filme – fotografia, direcao de arte e figurino – é bonita, e só. Javier Bardem e Michelle Pfeiffer não convencem, e JLaw passa o filme inteiro com a mesma cara. O único que se salva no elenco é Ed Harris, que se esforça diante de um roteiro sofrível.
Mother! é extremamente pretensioso, tentando ser cult, moderno, inovador – mas nao passa de uma historia ja vista muitas vezes, com reviravoltas sem sentido e um final previsível, que beira ao ridiculo. Consegue ser, para dizer o mínimo, constrangedor.