Por Janaina Pereira, de Veneza
Com a exibição nesta sexta (8) de Hannah, do italiano Andrea Pallaoro, estrelado por Charlotte Rampling, a 74 edição do Festival de Veneza entra em sua reta final com dois francos favoritos ao Leão de Ouro: Three Bilboards Outside Ebbing, Missouri, de Martin McDonagh, e The Shape of Water, de Guillermo Del Toro (foto), preferidos do público e da crítica. Mas isso não é garantia que os filmes sejam os preferidos do júri. Pelo contrário.
Em outros anos, os filmes mais cotados pelos jornalistas e pela plateia que acompanha o Festival geralmente nao ganham o Leao. Ano passado, La La Land foi considerado o melhor ate a reta final, mas ficou apenas com a Coppa Volpi de atriz para Emma Stone, que depois ganharia o Oscar.
Para este ano, as possibilidades sao maiores. Ainda que seja dificil o filme de Del Toro nao ganhar algum premio, o Leao de Ouro do cineasta mexicano esta ameaçado por uma seleçao de otimos filmes como Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (preferido da critica), Suburbicon, The Leisure Seeker, Foxtrot, The Insult e – todos, diga-se de passagem, com chances tambem de aparecem em outras importantes premiaçoes, inclusive o Oscar.
A lista de candidatos e candidatas a Coppa Volpi de ator e atriz tambem è grande, e neste ultimo dia de Veneza a veterana Charlotte Rampling entrou na disputa com louvor. Resta saber o que o juri presidido por Annette Bening vai decidir. Os vencedores serao anunciados neste sabado (9) a partir das 19h, horario local.