Começa Settimana Regionale della Cucina Regionale Italiana em São Paulo

M3C_7162 - Trattoria Fasano (2) - Foto Johnny Mazzilli

por Janaina Pereira

 

Criada em 2012 exclusivamente no Brasil, a Settimana della Cucina Regionale Italiana ganhou repercussão internacional e deu origem a um festival que, atualmente, é realizado em mais de 100 países. A partir desta segunda (22), e até o dia 28, a 7ª edição da Settimana estará acontecendo em São Paulo, onde tudo começou, para deleite dos fãs da gastronomia do Belpaese.

São 20 renomados chefs italianos, representando cada uma das regiões do país, que vêm ao Brasil e, em conjunto com os chefs de 20 importantes restaurantes italianos de São Paulo, preparam a quatro mãos um menu especial, com pratos típicos das regiões.

O evento contou com um jantar de abertura realizado na última terça (16) pelo Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, que recebeu um grupo de convidados em sua casa. Estive presente e pude perceber, depois de três coberturas consecutivas da Settimana, o quanto ela se tornou importante não só para os restaurantes e chefs envolvidos, mas também para a cidade de São Paulo. É o momento de celebrar uma das melhores gastronomias do mundo, e conhecer mais suas particularidades.

A divisão de restaurantes e regiões é determinada por sorteio, o que fortalece o intercâmbio entre os profissionais e também inspira os pratos que passam a fazer parte do cardápio de cada casa. O convite aos chefs italianos começa por aqueles que estiveram presentes em edições anteriores. Este ano, sete deles estão de volta: Paolo Bertholier (Valle d´Aosta) que desta vez está no Buttina; Maurizio Morini (Emilia-Romagna) no Due Cuochi; Achille Pinna (Sardegna) no Maremonti, Andrea Picotti (Piemonte) no Piselli; Barbara Settembri (Marche) no Spadaccino; Pinuccia Di Nardo (Sicilia) no Supra; Massimo Talia (Molise) na Trattoria Fasano – e é dele o prato que ilustra nossa foto de capa desta matéria.

Entre os que participam pela primeira vez, estão nomes consagrados e representantes da nova geração da gastronomia italiana: Alessio Marrangoni (Abruzzo) no Attimo Per Quattro; Claudio Rocchi (Lazio) na Casa Santo Antônio; Massimiliano Mandozzi (Lombardia) no Friccò; Paolo Masieri (Liguria) na Osteria del Pettirosso; Angelo Fiorisi (Basilicata) no Pasquale; Duccio Pistolesi (Toscana) no Picchi; Gaetano Morese (Campania) no Ristorantino; Manuel Marchetti (Friuli-Venezia Giulia) no Santo Colomba; Antonio Bufi (Puglia) no Sensi; Mara Zanetti Martin (Veneto) para o Terraço Itália (foto de um de seus pratos abaixo, à esquerda); Luca Abbruzzino (Calabria) no Tre Bicchieri (foto de um de seus pratos abaixo, à direita); Mario Di Nuzzo (Trentino-Alto Adige) no Vinarium; Andrea Fugnanesi (Umbria) na Vinheria Percussi.

Confira os menus no site oficial clicando aqui.

A 7ª Edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana é imperdível sim ou com certeza??? Saluti!

Anúncios

Um comentário sobre “Começa Settimana Regionale della Cucina Regionale Italiana em São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s