por Janaina Pereira
Foi realizada nesta quarta, 10, a cerimônia de premiação do 45ª Festival Sesc Melhores Filmes. O tradicional prêmio, que elege as produções mais relevantes do ano anterior, conta com votação de jornalistas e críticos de cinema, e ainda votos do público via internet. Mais uma vez fui jurada entre os especialistas, o que para mim é motivo de muito orgulho.
O ator e diretor Murilo Benício foi o grande vencedor da noite, acumulando os prêmios do público com sua estreia na direção em O Beijo no Asfalto – ele também foi escolhido melhor ator por O Animal Cordial. Presente à cerimônia, Benício contou que precisou vender um apartamento para financiar o filme. “Mas valeu a pena”, frisou.
Entre os longas estrangeiros, Roma, de Alfonso Cuáron, foi destaque ganhando o prêmio de melhor filme pela votação do público e da crítica. O adido cultural do Consulado mexicano, Oscar Soberanes (foto abaixo), recebeu os troféus em nome do cineasta, e agradeceu ao grande reconhecimento internacional da produção. “Este filme tem trazido imenso orgulho ao meu país”, ressaltou Soberanes.
A partir de hoje (11) até dia 1 de maio, o público poderá conferir no CineSesc todos os vencedores do 45ª Festival Sesc Melhores Filmes e ainda outras produções que foram bem votadas. Serão 48 filmes: 19 estrangeiros, onde se destacam títulos como Pantera Negra, As Viúvas, Hereditário e Um Lugar Silencioso; 20 nacionais, incluindo sucessos como As Boas Maneiras e O Processo; 6 clássicos, com destaque para Asas do Desejo e Bagdad Café; e ainda e 3 CineClubinhos, com atrações para a garotada.
Vale lembrar que o CineSesc tem audiodescrição em todas as suas sessões.
Festival Sesc Melhores Filmes 2018
Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público
De 11 de Abril a 01 de maio de 2019
Rua Augusta, 2075
Tel: 11 3087-0500
Fotos: Tiago Lima e Marcos Finotti